segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Tudo o que precisam de saber sobre o bolo dos 29

No post anterior partilhei o dia dos 29. Hoje partilho a receita e a decoração do bolo dos 29.
O bolo que escolhi foi um típico bolo de mármore, mas sem o chocolate. Ainda hesitei, mas resolvi não colocar o chocolate. Tive medo que ficasse enjoativo com tanto chocolate...
O bolo, na verdade, foi 2 em 1! Fiz dois bolos iguais e depois transformei tudo num só. Tirei a ideia do bolo de algumas imagens que fui pesquisando. A minha mãe deu-me uma ajuda preciosa. Obrigada! 

Cá vai a receita (do livro da mamã de 1978):

250g de açúcar
6 ovos
250g de farinha
250g de manteiga
1 cálice de vinho do Porto
1 colher café de fermento

Juntar o açúcar com as gemas e bater energicamente. Juntar a manteiga derretida e depois a farinha (com o fermento). Bater bastante bem até formar um creme. Após bater as claras em castelo juntar ao creme anterior e envolver. No fim colocar o cálice do vinho do Porto. 
Levam ao forno previamente aquecido a 220ºC e depois reduzem para os 180ºC. Esperem 1h sempre vigiando o bolo. Façam o truque do palito para ver se está cozido. 
Podem ver as fotos:




Sobre a decoração:

Fiz mousse de chocolate preto e coloquei no meio dos dois bolos e coloquei frutos vermelhos. Ficou maravilhoso porque os frutos foram entrando no mousse e no próprio bolo. Por fim derreti chocolate preto e coloquei sobre o bolo deixando escorrer. Para finalizar coloquei frutos vermelhos.
Nota importante: deixar arrefecer o bolo para decorar.
Podem ver as fotos:











Uma boa semana.
Um beijinho
Ciência Doce

1 comentário:

IMonnet disse...

Não imaginava que tinha sido feito assim, o pormenor de levar mousse no meio... Mmmmm...! :)
Afinal não é difícil de fazer como pensava! Obrigada por partilhares *